Um bom projeto de marcenaria pode oferecer mais personalidade para os ambientes e, ao mesmo tempo, atender as necessidades dos moradores. Foi pensando nisso que a arquiteta Júlia Guadix utilizou a madeira em diversos momentos na reforma desse apartamento e nós mostramos para vocês!
Espaço extra para armazenamento
Na sala de estar, as prateleiras que complementam o painel ripado de madeira se extendem para a parede ao lado. O mesmo acontece com o móvel branco inferior. Dessa forma, eles formam um grande móvel em “L”, num ângulo de 90 graus.
Essa solução cria espaço extra para os moradores organizarem seus pertencem e objetos decorativos no apartamento.
Acompanhando o mesmo desenho, as prateleiras são sustentadas por cabos de aço para permitirem que suportem mais peso com total tranquilidade.
O tapete azul que remete ao cimento queimado, foi um recurso bacana que ajudou a delimitar o ambiente dentro do contexto de integração. “E como o espaço é estreito, abrimos mão da mesa de centro para não atrapalhar a circulação, mas não deixamos de contar com uma peça de apoio, que foi inserida ao lado do sofá”, conta a arquiteta.
Portas ocultas
O material ripado do painel da sala se alonga para a entrada do apartamento pequeno, formando um grande bloco que oculta a porta do lavabo.
“Ao fechar a porta pivotante, que tem apenas 60 cm de largura, o lavabo fica imperceptível”, detalha a arquiteta. Outro particularidade interessante está no teto, onde a madeira ‘entra’ no forro de gesso, onde existe uma iluminação de LED que reflete no painel.
Outra porta oculta está na divisória entre o quarto e sala. São de madeira de demolição e muito funcionais, porque, ao mesmo tempo em que concedem privacidade, mantem a amplitude do imóvel quando as portas estão todas recolhidas.
Formada por três folhas, juntas elas recobrem 4 metros de vão em uma estrutura composta por uma folha parte fixa e duas móveis. Para fazer o movimento de abrir e fechar, foi instalado um trilho fixado diretamente na laje de concreto – laje esta que não ficou exposta devido à solicitação de um forro acústico, para trazer maior conforto aos moradores.
Móvel com função dupla
O dormitório aponta outras soluções de marcenaria muito interessantes. Com função dupla, a cabeceira da cama conta com uma bancada na parte de atrás, que se tornou um espaço para o home office e maquiagem.
Isso se dá por conta da cama estar localizada bem ao centro do ambiente, possibilitando uma boa circulação do cômodo. A madeira está presente nos móveis planejados, como o grande armário que vai de uma ponta a outra do quarto. O banco/sapateira sob a janela e as mesinhas laterais que agregam a função de armazenamento de roupas e outros objetos, deixam o local organizado.
Funcionalidade
Na cozinha, bancada dos dois lados deixam o espaço mais funcional para o dia a dia dos moradores.
Repara que uma das bancadas vai até a área de serviço.
Sofistiçação
“Para deixar o ambiente sofisticado e, ao mesmo tempo funcional, desenhamos um armário que oculta a lava e seca, vassouras e produtos de limpeza e ainda tem um pequeno varão dentro dele”, assim destaca a arquiteta.
Integração
A integração dos ambientes também pode dar espaço para outros cômodos. A varanda, integrada na cozinha, é aberta para a sala de jantar do apartamento.
A mesa Saarinen, com tampo de mármore carrara, é acompanhada por cadeiras e o banco instalado próximo a parede, onde as almofadas em tons neutros ‘dialogam’ com os demais tons presentes. Em uma das paredes, a arquiteta investiu em um painel que emula o efeito lambri, trazendo mais textura ao local.
Na parte superior, a prateleira expõe mais objetos que complementam o décor. “Nesta parede revestida, colocamos um dos destaques do ambiente, o buffet suspenso. Ele é super versátil e ainda auxilia para o apoio de pratos, bebidas e utensílios, deixando a mesa mais livre. Em uma das pontas, ainda acrescentamos o cantinho do bar, com uma bandeja de acrílico, moderna e leve, que organiza as garrafas, taças e especiarias. Do outro lado, o quadro rosa adicionou o volume visual que o outro canto pedia para equilibrar a composição”, conclui.
E ai, gostaram?
São soluções inteligentes como essas que valorizam apartamentos pequenos e deixam o dia a dia mais agradável! :)
Veja mais ideias no nosso INSTAGRAM.