Entre tantas instalações e exibições que tomaram conta de Milão durante a semana do design, a minha preferida foi a da MOOOI, marca holandesa que esse ano teve como tema “harmonia rebelde“.
Não posso deixar de registrar que é muito díficil eleger uma exibição como favorita já que o FuoriSalone é cheio de novidades, design criativo e instalações super caprichadas. Mas o paradoxo apresentado pela MOOOI esse ano não me deixou muita dúvida!
A começar pelo local escolhido – um galpão enorme, bem escuro, com iluminação pontual destacando as 22 novas peças lançadas pela marca. A partir desse salão irradiavam-se várias passagens que chegavam à ambientações luxuosas e elegantes em espaços super bem decorados, descolados e claro, esbanjando design.
Logo na entrada, a luminária Perch Light foi amor à primeira vista… É uma das seis peças criadas por Umut Yamac e inspiradas na imagem de um passáro empoleirado em um galho “flertando” e celebrando a vida… Tão poético! E dá para acreditar que os passáros, que parecem feitos de papel, ainda balançam equilibrados em seu suporte?!
A Perch Light Tree, edição especial da mostra, é um tronco de 2.5 m com vários pássaros em seus galhos, balançando e convidando o visitante a observá-los. Demais né?!
Outras peças da coleção, que conta com pendentes, luminárias de piso e arandelas:
Já essa poltrona total black, emoldurada pelo encosto super alto e com um trabalho lindo, foi desenhada por Marcel Wanders e apelidada de Jackson Chair. A ideia do designer é fazer com que a pessoa que sente na poltrona se sinta protagonista de seu próprio mundo por um momento, quase que com o pensamento emoldurado, e consiga relaxar e energizar-se para então voltar ao corre corre do dia a dia.
O sofá Charleston, de Marcel Wanders, parece até uma poltrna, já que só tem lugar para uma pessoa. Mas é um sofá de três lugares virado de lado, quase vertical. (OBS: Não consegui registrar o sofá porque o movimento para fotografa-lo era intenso… rs mas peguei uma foto “emprestada” da divulgação da MOOI porque não podia deixar de mostra-lo para vocês!)
A estante Direttore, by por Paul Cocksedge, desafia a gravidade e brinca com a mente do expectator. Aparentemente suspensos pela força da natureza, os livros são a estrela desse design minimalista e inusitado. Adorei essa brincaderia lúdica com design!
Esse sofá também estava de enlouquecer… Amani Sofa, criado por Lorenza Bozzoli, era resvetido em veludo azul e tinha a base em um suave degradê de franjas!! Um luxo que parecia flutuar no ambiente.
Filigree Floor Lamp, por Rick Tegelaar -as luminárias de piso em metal cheias de design dividiam a atenção com um tapete redondo lindo em tons de azul e branco…
Aliás, não podemos falar de MOOOI sem falar dos carpetes e tapetes da marca. Graças a uma tecnologia de impreessão em altíssima resolução, os tapetes esse ano apareceram com combinações de cores vibrantes, reproduções de fotos e desenhos tridimensionais inacreditáveis!
E olha as ambientações como estavam ousadas e com predominância de tons escuros (trend observada no iSalone e já comentada por aqui):
Olha as estantes aqui novamente!
Design criativo, ousado e super moderno – a cara de Milão!
Gostaram?