Há algum tempo, comecei a criar moodboards de decoração. A ideia surgiu a partir das várias perguntas que recebo relacionadas ao estilo da decoração e de uma grande percepção: a dificuldade em escolher um único estilo para a decoração de casa.
Percebo que as pessoas conhecem bem o próprio estilo quando se trata de moda e vestuário. Sabem exatamente o que gostam e o que lhes veste bem. Mas quando o assunto é decoração, aí as dúvidas e inseguranças começam a surgir.
Eu acho que isso acontece porque enxergamos a decoração como algo imutável, algo que, uma vez pronto, sendo difícil, trabalhoso ou custoso de mudar. E aí travamos quando precisamos decidir por um único estilo. E aí? Gosto do estilo boho? Do clássico? Do contemporâneo? Ou escandinavo? Como decidir?
Embora existam sim maneiras de deixar a decoração mais dinâmica e de alterá-la de forma econômica e rápida sempre que desejado, é importante se auto-conhecer dentro da temática do design de interior, até mesmo para criar um espaço que reflita sua personalidade e te deixe feliz.
E aí entram os Moodboards Casa Casada. Eles são um compilado de imagens, um conjunto visual capaz de transmitir a atmosfera e o estilo de decoração que o ambiente terá ao ser finalizado. Crio os moodboards com a ideia de que a pessoa que o visualiza consiga “sentir” a sensação passada através das imagens e consiga decidir o que gosta e até o que não gosta. É como se fosse o primeiro passo, um guia que vai direcionar e pautar o restante do decór.
Conseguem perceber as diferentes sensações que as imagens que transmitem? De fato não trocamos a decoração de casa com a mesma facilidade que trocamos de roupa, mas podemos e devemos conhecer nosso estilo quando assunto é decoração, para que nossa casa tenha a nossa cara.
Espero que nossos Moodboards te ajudem de alguma forma, seja se auto conhecendo ou, no caso dos profissionais da arquitetura e design de interior, ajudando a entender melhor seu cliente!
E logo faço uma pauta com ideias para a criação dos moodboards :)
Acesso nosso Instagram para ver mais e inspirar-se com nossa curadoria de imagens para o universo de uma casa, de decoração à mesa posta.
Paulo
27 de agosto de 2020 at 13:16Fala, pessoal! Temos um e-commerce de quadros decorativos e vivemos pegando dicas em blogs de decoração. Ainda não conhecíamos vocês, vamos passar a acompanhar!
Alex da Enquadrarte
22 de junho de 2021 at 17:18Excelente dica! Eu tenho uma loja de quadros decorativos e antes de ajudar os clientes na escolha do quadro eu sugiro que eles façam um moodboard. Em alguns casos nós mesmos fazemos pros clientes. Ajuda muito!
Parabéns pelo post!
Marco Teixeira
17 de agosto de 2022 at 11:14Ótimo, Eduarda. Tenho feito alguns moodboards pra me conhecer e conhecer meu estilo. Acho que é um passo super importante antes de pôr as mudanças em prática. Depois de fazer um deles tbm lancei mão de usar a tecnologia a meu favor e testar algumas ideias dentro daquele quadro de opções. Usei uma daquelas plataformas onde a gente faz upload da planta da casa e mexe no design pra testar. Mais precisamente, usei o planner5d, mas sei de outras como decora.app e sketchup. Foi bem divertido.
Eduarda Santos
31 de outubro de 2022 at 03:45Com certeza! Espero que os moodboards aqui tenham te inspirado um poquinho :)