Gastown é de longe o bairro mais charmoso de Vancouver. Uma das regiões mais antigas da cidade e parada obrigatória dos turistas, o bairro é uma mistura do antigo com o moderno e o contemporâneo. Eu amo andar sem rumo pela região, seja para ver as vitrines das lojas mais descoladas da cidade, tomar um café, descobrir um bom restaurante ou simplesmente admirar a arquitetura.
Vou te contar um pouco sobre o bairro. Os prédios são baixinhos, antigos, quase todos são de tijolinho E com janelas enormes (tudo bem que a gente adora e admira uma fachada moderna e um edifício cheio de tecnologia, mas essa atmosfera antiguinha é irresistivelmente charmosa). E as calçadas? São de paralelepído. Os postes? Os mais charmosos que já vi. E tem um monte deles enfileirados que se juntam à milhares de luzinhas espalhadas pelas árvores do bairro (aquelas típicas do Natal, só que ficam o ano todo lá). Quando chega a noite não tem quem não suspire – a iluminação vira a protagonista e deixa o bairro ainda mais charmoso.
Um dos pontos mais visitados é o Steam Clock, um simpático relógio à vapor de mais ou menos 5 metros de altura, que a cada 15 minutos apita e solta um vapor. Todo mundo para ali para tirar foto e conferir o tal apito.
Gastown foi um dos primeiros bairros aqui de Vancouver – dos 400 prédios originais, só restaram dois depois de um incêndio que destriu completamente a cidade em 1886. Mas a cidade rapidamente foi reconstruída e os novos edifícios foram todos feitos com tijolos (material altamente resistente ao fogo). Depois de quase serem destruídos novamente, mas dessa vez para a darem lugar a uma ponte, o bairro foi considerado pela província de British Columbia um local histórico e, em 2009, foi declarado oficialmente patrimônio histórico e turístico do Canada.
Ainda não está convencido do charme do bairro? Em 2012 Gastown foi eleito o 4º bairro mais stylish do mundo (clique para conhecer a lista completa). Tá bom né?!
E se você é daquele tipo de pessoa que adora explorar novos lugares, vá com bastante calma à Gastown. Tem galerias de arte, boas lojas de decoração, roupa, brechós, lojas de souvenirs… Apesar da fachada dos edíficios terem sido mantidas, o interior dos espaços são sempre bem descolados, bem decorados e as vezes até bem moderno.

E no meio de um comércio com raízes canadenses, uma loja Versace Home… mas não espere encontrar outras lojas de marcas na área.
E nesse dia o destino escolhido foi um dos cafés especiais do bairro – papo bom e café delícia na companhia da Rebecca, uma carioca da gema que também mora por aqui.
Gostaram de conhecer um poquinho da cidade? Me digam se querem conhecer e saber mais daqui!
E não deixe de conhecer nosso Instagram para dicas, ideias e inspirações de decoração, arquitetura e mesa posta.
Beijos! :)
* dados históricos: https://angelvancouver.com/2013/02/22/a-short-history-of-gastown-the-birth-of-vancouver-canada/