O Casa Casada entrou em ação para preparar um Editorial especial para o almoço do Dia das Mães. Nossa ideia era criar uma mesa bem alegre, alto astral, mas com todo o charme e delicadeza que elas merecem!
O primeiro passo foi escolher a louça da mesa. Optamos por um jogo com estampa floral, borboletas, libélulas… tudo bem delicado e feminino – tudo a ver com nosso momento.
Depois partimos para a feira em busca das flores perfeitas. Compramos três buquês diferentes nas cores rosa pink, roxo, amarelo e hortências verdes.
Dica – uma mesa com flores nos mesmos nuances de cores da louça fica irresistivelmente charmosa. Não precisa (nem deve) ser exatamente o mesmo tom… pense numa cartela de cores derivada dos detalhes das suas peças e escolha as flores!
Sabe aqueles copinhos de cachaça (baratinhos e super fáceis de encontrar)? Eles acomodaram pequenos arranjos individuais que colocamos sobre cada prato para compor nossa decoração.
Se quiser dar um mimo aos convidados, você pode oferecer esses arranjinhos.
Na hora de servir a refeição, os copinhos podem ser colocados na frente dos pratos, criando mais um detalhe sobre a mesa.
Acho lindo arranjos com “movimento”, meio assimétricos…. e assim montamos o nosso! Usamos um suporte arredondado de metal, que normalmente é usado como fruteira.
Acompanhando nossa mesa redonda, criamos um formato esférico com algumas flores “destoantes” da homogeneidade geral do arranjo para criar movimento na composição. (PS: o passo a passo está no fim do post, mas já adianto que não é difícil!!)
E por fim, como queríamos que a estrela da mesa fosse o arranjo central, optamos por guardanapos e porta guardanapos mais básicos, sem muita informação, para não dividir a atenção com as flores.
Confira o backstage que rolou na área de serviço rsrs:
- Nossos copinhos de cachaça prontos para ganharem seu lugar à mesa.
- E nosso segredinho para o arranjo: espuma floral!! Só isso!!
Para montar um arranjo com espuma floral, primeiro você precisa colocá-la num recipiente cheio de água. Ela vai começar a absorver a água e afundar. Quando estiver completamente submersa, sua espuma está pronta para ser usada (todo esse processo não demora nem 05 minutos…).
PS: nossa espuma foi cortada ao meio para ficar mais fina, escondida por completo dentro da peça de metal.
As flores precisam ser preparadas para a montagem do arranjo. Usando uma tesoura de poda, corte em diagonal os caules na altura desejada.
Dica – para o arranjo durar mais, elimine as folhas da base, deixando apenas as mais próximas de cada flor.
Quando já estiver com a espuma pronta inserida no suporte, é só ir brincando com as flores, posicionando uma de cada vez. Nas laterais da espuma deixe as flores mais caidinhas, na horizontal, para começar a dar forma ao arranjo. A ideia é ir preenchendo a espuma aos poucos, de modo que você consiga formar um círculo uniforme no diâmetro do suporte.
Lembre-se de ir intercalando as flores para ficar um arranjo bem colorido. E não se preocupe com espaços vazios – eles serão facilmente visualizados quando o arranjo começar a ganhar forma. Daí é só preenche-los novamente com mais flores.
Viram como é fácil?!
Feliz dia das Mães! ♥
Anna Scalvenzi
7 de maio de 2016 at 16:54Fico encantada com tudo aqui … Blog inspirador ❣