Estamos vivendo um “novo normal”. Não sabemos quando tudo isso irá, de fato, passar, quando poderemos encontrar amigos, frequentar bares, restaurantes, viajar, ir ao cinema… Não temos data certa para que esses momentos de “escape”, que nos ajudam a relaxar e descontrair, voltem a acontecer sem preocupação.
E da mesma forma que tudo parece ir se adaptando a nossa nova normalidade, esses momentos de relaxamento também precisam ser acomodados dentro da nova rotina, que acontece dentro de casa.
É hora de repensar os ambientes ao nosso redor e encontrar espaços nos quais seja possível criar momentos que ajudem a afastar a mente de um estado de ansiedade e angústia típicos do período de quarentena. Ficar sozinho, nem que seja por meia hora, para meditar, ler, ser criativo, cuidar da pele… é hora de exercitar o autocuidado para alimentar a alma e revigorar a energia para atravessar essa fase com serenidade e calma.
Para te ajudar a criar momentos de autocuidado, listamos alguns pontos fáceis de executar mas que vão fazer a diferença na sua quarentena.

1 – Avalie você mesmo.
Do que você precisa nesse momento? Parece uma pergunta muito ampla? Então vamos em frente com “O que te ajuda a pausar, desconectar com o mundo externo e prestar atenção em você mesmo?” Qual atividade te proporciona esse sentimento? Ler? Cozinhar? Pintar? Assistir a um bom filme? Cuidar da pele?
Encontre uma atividade que vai te trazer paz e tranquilidade – seja um hobby antigo ou uma atividade nova que você sempre desejou aprender mas nunca encontrava tempo.
2 – Análise seu espaço.
Não é preciso uma casa enorme para exercitar o autocuidado. Olhe ao redor. Você realmente precisa daquela poltrona antiga? Ou daquele móvel cheio de caixas guardadas?
Muita gente relata que nessa quarentena aprendeu a conviver com menos em termos de espaços e objetos, e passou a dar valor ao que realmente lhe é essencial. Leve esse conceito para dentro de casa e invista naquela boa e velha faxina para abrir espaço e acomodar o que você precisa nessa momento.
Coloque uma boa música, uma roupa confortável e comece sua faxina, eliminando acúmulos não essenciais – de quebra você ainda faz uma boa atividade física! Quem sabe não surge ai um cantinho para uma mesa que acomode atividades como pintura ou que funcione como uma penteadeira para seus cremes preferidos? A hora é agora!
3 – As ferramentas para o sucesso
Escolheu como vai exercitar o autocuidado? Já encontrou um cantinho em casa? Então é hora de adaptar o espaço para o seu momento de relaxamento. Vamos as nossas dicas.
Iluminação é a chave de ouro para criar o cenário perfeito. Para criar um mood relaxante, invista em iluminação indireta de abajures ou arandelas. Mantas também são excelentes para esse momento – além da textura agradável, aquecem do friozinho do inverno. Tenha por perto também um apoio para sua bebida preferida como chá ou café e biscoitinhos.
E esta pronto o cantinho para você relaxar lendo ou navegando na internet.

Para quem gosta de cuidar da pele, vale criar um mini SPA para a hora do banho. Reúna numa bandeja itens como óleos relaxantes, sal de banho, velas, velas perfumadas e seus cremes preferidos. E prepare-se para aquele banho revigorante!


Se você encontra na meditação ou ioga a forma de se reconecetar consigo mesmo, vale arrastar móveis da sala como cadeiras e mesa de centro. Não esqueça do tapetinho, música e velas.

Outra dica para se reconectar: através das flores e plantas. Além da vida que um verdinho traz para dentro de casa, cuidar das plantas é uma atividade terapêutica e pode te ajudar a manter a mente longe de sentimentos como angústia e ansiedade.
Você pode optar por flores como as orquídeas que duram bastante e vão te acompanhar durante muito tempo nessa quarentena. Ou escolher as flores da semana usando a criatividade para montar arranjos florais (veja mais dicas sobre arranjos aqui).


E não é preciso limitar-se aos arranjos em vasos. Improvise peças como jarras de água para acomodar as flores e surpreenda com outras formas de composições florais como guirlandas por exemplo.



O importante é criar um cantinho em casa que seja palco da atividade escolhida por você para o seu momento. Mesmo o mundo estando um caos lá fora, encontrar tempo para cuidar da gente alimenta a alma e acalma. E os dias parecem mais leves.
Gostou das dicas? Já conhece nosso Instagram. Clique e acompanhe aqui.
Felipe
10 de agosto de 2020 at 20:06Adorei!!