Hoje vamos mostrar um banheiro descolado do Morar Mais RJ 2015. É prova de que um bom projeto pode transformar um simples ambiente. Descolado, criativo e diferente, assim são esses banheiros da Mostra Morar Menos RJ 2015 – um projeto da Aline Araújo, que comanda com maestria o instagram @amearquitetura, e da designer de interiores Aline Soares. Mais que merecido, o projeto ganhou o Prêmio Nacional de Melhor Ambiente no Morar Mais 2015 : Banheiros Feminino e Masculino! É claro que não passou pesbercebido pelo Casa Casada e nós mostramos tudo para vocês. Confiram:
O Projeto
A Aline Araújo foi chamada para integrar o time de expositores no Morar Mais de última hora, e quando soube que seriam banheiros públicos conta que até pensou em não aceitar o desafio, já que geralmente é muito difícil encontrar parcerias para compor ambientes que são, de fato, utilizáveis. E com um prazo curtíssimo então, é quase impossível, lembra Aline! Mas a arquiteta tomou coragem e convidou uma amiga de colégio, e recém formada em designer de interiores, Aline Soares.
Começaram o projeto numa sexta a noite!
“Para começar, o que é um banheiro em uma mostra de decoração? Um lugar onde quem frequenta sequer percebe direito e geralmente passa por ali com pressa. Nós queríamos um ambiente que marcasse, que prendesse a atenção de quem estivesse por ali e o convidasse a estar mais um pouquinho” conta a arquiteta.
Foi aí que surgiu a ideia de uma galeria de arte dentro do banheiro: não atrapalha o layout e, de quebra, expõe arte. A partir daí o projeto começou a tomar forma: uma grande listra horizontal que marcasse onde ficariam os quadros, iluminação pontual nas obras e penumbra em todo o resto e, por fim, a iluminação cenográfica nas cubas, conta Aline Araújo, transformando o visitante em uma obra de arte espelhada.
Como os banheiros eram quase idênticos, as arquitetas decidiram mudar apenas os materiais e obras de arte para diferencia-los.
A obra
Depois de pronto, buscaram os fornecedores que, como ja previa a Aline Araújo, não tinham muito mais a oferecer – eles tem cotas para emprestar à mostra e já haviam gasto com outros ambientes. Decidiram então usar o que tinham até então: piso vinilico, fórmica e metais. Os espelhos do antigo banheiro foram reaproveitados, apenas recortados para ficarem circulares.
Sem ter nenhum fornecedor de iluminação, procuraram por aliados que não fossem parceiros do Morar Mais e, mesmo sabendo que suas luminárias não poderiam aparecer no quadro de agradecimentos, o Gustavo Di Menno da Dimlux, emprestou os mais lindos (e valiosos) spots em cobre, que se destacaram no teto pintado de preto (para esconder todas as imperfeições). “Agradeço muito a ele, principalmente por acreditar no poder de divulgação do ame arquitetura!!” destaca Aline.
Com estes fornecedores alinhados faltavam algumas coisas: as cubas e bancadas e os quadros. Com a Urban Arts foi simples, “eles nos ajudaram com tudo e se tornaram também destaques do ambiente”. Já as cubas, outra novela: nenhum fornecedor tinha seis, ou pelo menos três iguais. E a ideia original, lembram as arquitetas, era usar pallets como bancada para suporte das cubas. No entanto, o fornecedor de pallets para a Mostra não tinha mais a quantidade que precisavam… Estavam, portanto, com os banheiros sem cuba e bancada!
De repente, a Aline Araujo teve a ideia de ir a um ferro velho. Disse para a Soares que estando lá, surgiria alguma ideia! E não deu outra – foram ao subúrbio do Rio de Janeiro, no Pereira Máquinas e Metais. O Seu Pereira, um militar reformado, adora ajudar arquitetos e designers que passam por la. Entre eles, Vik Muniz e Zanini de Zanine.
Foi assim que viram dezenas de tonéis de diesel. Na hora, a Aline Araújo conta que já imaginou os tonéis grafitados, bem coloridos. O toque final foram pendentes industriais usados de cabeça para baixo, se transformando em Cuba e o grafite ficou por conta do Marcelo Lamarca que, convidado pela Araújo, aceitou prontamente o trabalho.
Foi um projeto executado muito rapidamente, mas que encantou quem visitou a mostra, tanto pela criatividade em usar os toneis grafitados quanto pelos quadros, divertidos e espirituosos.
Confira a transformação do espaço:
FICHA TÉCNICA:
Projeto Aline Araujo @amearquitetura e Aline Soares @alinesoaresinteriores🔹 Piso Vinílico Acqualic e revestimento das paredes da Fórmica @formicagroup🔹Dry Wall e gesso da USG Brasil🔹Espelhos da MS Design Vidros @msdesignvidros🔹Luminárias da Dimlux @gustavodimlux🔹Metais da Lorenzetti🔹Tonéis de Diesel da Pereira Máquinas e Metais (estão à venda por R$650,00 cada)🔹Grafite de Marcelo Lamarca @marcelolamarca🔹Quadros da @urbanartsriodejaneiro🔹Mão de Obra excelente, super indico e agradeço pelo empenho: Itamir (21) 98145-8505🔹Aplicação do Gesso: @arso_drywall_gesso
Reginaldo
27 de março de 2019 at 11:05Lindos projetos arquitetônicos!
http://www.forrodefibrasintética.com