Criatura de Luz, arquitetura interativa – assim é a arquitetura ousada e high tech desse edifício – um trabalho incrível do arquiteto Guto Requena.
É a fachada interativa do Hotel WZ Jardins, em São Paulo. O projeto é um desdobramento da pesquisa do Estudio Guto Requena sobre “Cidade Hackeada”, ou seja, como podemos provocar transformações positivas em nossas cidades, seus espaços públicos e sua arquitetura, plugando sistemas poéticos e funcionais que estimulem mudanças em tempo real, de modo improvisado, colaborativo e com preços viáveis.
A nova fachada do Hotel faz parte de uma ação de retrofit da arquitetura original de um hotel construído nos anos 1970 em São Paulo, Brasil. Desenhada por Guto Requena como uma obra de arte urbana, esta fachada acontece em dois momentos distintos: Dia e Noite. Um projeto arquitetura para admirar!
A fachada de Dia: Camuflagem Paramétrica
O briefing exigia que fosse utilizado um sistema de placas metálicas para encapar o antigo edifício, renovando sua arquitetura. Para isso, o prédio foi vestido com um padrão gráfico colorido que foi gerado com auxílio do computador, a partir da análise da paisagem sonora do entorno, coletada com um gravador polifônico posicionado no terceiro andar do hotel durante 24 horas. Em seguida a maquete digital do edifício foi modelada e o arquivo das curvas do áudio (simbolizando os quatro momentos do dia: manhã, tarde, noite e madrugada) foi enrolado por quatro vezes nessa maquete. Com uso de um software paramétrico (Grasshoper) os diferentes volumes de som geraram a posição de cada chapa metálica. Os picos de som (o máximo barulho) definiram a posição da chapa dourada, menos áudio a azul marinho, pouco barulho a azul claro e o silêncio posicionaou as chapas cinzas. O resultado final é uma camuflagem pixelada que reflete visualmente a paisagem sonora da Avenida Rebouças, uma das mais movimentadas de São Paulo, situada próxima a Avenida Paulista, entre os bairros do Jardins e Pinheiros.
Fachada de Noite: Criatura de Luz
Ao anoitecer, a pele metálica acende-se, criando uma dinâmica interativa com a cidade e seus habitantes, dando vida à uma “Criatura de Luz”. Essa criatura tem um comportamento próprio, reagindo em tempo real aos estímulos do ambiente e das pessoas. Os ruídos do entorno impactam diretamente no movimento e nas formas da criatura através de microfones instalados no edifício. A qualidade do ar local modifica suas cores a partir de um grupo de sensores também instalados no hotel. Dias mais poluídos deixam a criatura em tonalidades mais quentes, como vermelhos e laranjas. Em dias de qualidade do ar melhor, a criatura tende a cores frias, como azuis e verdes. O aplicativo para celular permite a interação direta do público com a “Criatura de Luz” de duas maneiras. Uma através do toque (numa dinâmica visual inspirada no clássico “Game of Life”, um autômato celular desenvolvido nos anos 1970 pelo matemático inglês John Horton Conway) e a outra através da própria voz, falando com o edifício e visualizando as ondas sonoras em sua fachada.
O arquiteto explica que a arquitetura original foi hackeada, plugando sensores, chips, microcontroladores, e barras de LED, tornando-a interativa. Uma fachada comunicante que responde aos estímulos do seu entorno e convida a população de São Paulo a refletir sobre seus próprios comportamentos. Som e qualidade do ar são dados fundamentais para a paisagem urbana de grandes cidades. Essa instalação de luz provoca e convida à reflexão.
A fachada interativa do WZ Hotel Jardins revela um futuro em que os edifícios se tornarão híbridos, mescla entre as instâncias concreta e virtual. É arquitetura além da matéria física, mas também com o digital.
Uma obra de arte a céu aberto, estou admirada com esse projeto! Guto Requena, mais uma vez, surpreendeu com seus traços, criatividade e ousadia.
Créditos e Informações:
Hotel WZ Jardins (www.wzjardins.com.br)
Client: WZarzur (www.wzarzur.com.br)
Concept: Guto Requena
Team: Estúdio Guto Requena, Julio Radesca, Lucas Ciciliato, Paulo de Camargo, Vitor Reis
Interactive facade development and mobile app: Ydreams (www.ydreams.com.uk)
Lighting: New Energy (www.newenergy.com.br)
Location: Avenida Rebouças n. 955
Design: 2013
Execution: 2013/2014
Completion: January, 2015
Pics by André Klotz and Ayla Hibri