No 21° andar de um edifício localizado em São Paulo, o arquiteto Pietro Terlizzi criou para esse apartamento pequeno, 51 m², um projeto rústico e aconchegante.
A planta original, que já contava com a cozinha americana, foi modificada para integrar os espaços. A parede que dividia o segundo quarto e a sala foi substituída por painéis de correr produzidos com marcenaria e acabamento padrão aço corten. Essa solução abre o atual home office para a área social.
A varanda também se uniu à sala depois da remoção da esquadria original, do nivelamento do piso e do envidraçamento da sacada. “A integração dos espaços foi fundamental para termos um ambiente bem mais amplo e agradável”, comenta o arquiteto.
O morador queria um apartamento masculino com elementos que lembrassem as cidades por onde passou – Nova York, nos Estados Unidos, e Barcelona, na Espanha. O arquiteto optou, então, por usar materiais rústicos como madeira de demolição, bricks e estruturas de serralheria.
A cozinha conta com marcenaria em cinza chumbo e azulejos de metrô. A bancada com tampo de madeira tem a frente revestida por textura de cimento queimado, assim como as paredes do estar. Sobre ela, a prateleira de peroba rosa de demolição funciona como suporte para os pendentes.
No quarto, as prateleiras de madeira de demolição e estrutura metálica, assim como a estante de nichos, exibem objetos que contam a personalidade do morador. As portas semi espelhadas do armário têm a função de aumentar visualmente o espaço.
E no banheiro, pastilhas hexagonais em cinza revestem toda as paredes e o piso. Assim como o revestimento, o tampo de madeira de demolição acompanha o estilo do décor.
“O morador se sente em um apartamento maior do que os seus 51 m² e revive a memória afetiva das cidades onde morou. Os acabamentos e decoração fazem dele um apartamento moderno e aconchegante”, resume o arquiteto.
Fotos: Guilherme Pucci
Flávia Souza
27 de junho de 2019 at 18:58O importante é se sentir bem em sua casa.ótima ideia
obrigado pelo conteúdo