Sabe aquela dramática parede atrás do sofá? Aquela que se estiver vazia, você vai olhar, olhar de novo e pensar: está faltando alguma coisa ali!!
A parede atrás do sofá é um espaço que não funciona sozinha – precisa de “algo mais”. Embora a maioria das pessoas logo associe essa parede com um grande quadro, opções não faltam para preencher esse espaço de forma original, criativa e com muita personalidade.
Se você estiver montando sua casa, vai adorar as ideias e inspirações que selecionamos. E se você já está com a casa pronta, quem sabe não rola uma mudança?! Pequenas intervenções nessa parede podem ter um efeito incrível no projeto da sala!
- Texturas e Revestimentos
A parede do arquiteto Guilherme Torres recebeu textura de cimento queimado. Um quadro estreito e deslocado do eixo central completou a decoração super moderna!
Dica – existem papéis de parede que imitam perfeitamente a textura do cimento queimado. A instalação é mais prática, rápida e o efeito bem similar!
Já o escritório de arquitetura DT Estúdio, criou uma parede rústica revestida com tijolinhos. A textura do material foi realçada por uma bela iluminação indireta planejada pelos arquitetos.
Não podemos esquecer dos painéis de madeira! Nesse caso prefira móveis em tons claros para criar um contraste interessante e valorizar as peças, como fez a arquiteta Débora Aguiar.
Mais uma inspiração com painel de madeira, que ganhou um nicho revestido internamente com espelhos e focos de luz. Essa proposta não ficou super elegante e moderna?! Eu adorei…
- Originalidade
No projeto da arquiteta Marília Bezerra, os tradicionais quadros ficaram apoiados em canaletas estreitas. O legal dessa opção é que você pode estar sempre modificando a decoração, mudando a posição dos quadros e até mesmo decorando com revistas ou livros com capas interessantes.
A foto a seguir não é bem uma sala… Mas a ideia poderia muito bem ser transportada para nossa parede! Repara como a prateleira acompanhando o formato da sala ficou super original (Projeto: Fernanda Abs e Fred Benedetti).
No projeto a seguir, de Paula Neder, os quadros também ficam apoiados, mas dessa vez num nicho estratégico na própria estrutura da parede. Esse “rasgo” na estrutura, além do efeito estético, também funciona como um apoio para o sofá (quem estiver sentado por ali pode apoiar um copo, por exemplo).
O nicho pode ser feito em paredes de alvenaria ou paredes de gesso (drywall).
- Espelhos
Ideal para espaços pequenos, pois aumentam a sensação de amplitude (além de trazer mais luminosidade para dentro de casa).
- Parede – galeria
Preencher a parede com vários quadrinhos deixa o ambiente uma graça! E você não precisa ficar restrito à eles – letreiros, espelhos, fotografias ou qualquer objeto que você curta pode ser colocado lá!
A parede-galeria da arquiteta Paola Ribeiro se estendeu para além do sofá. Como logo ao lado existe outro ambiente, com mesa e cadeiras, a sensação é que a parede avança e invade esse espaço, integrando os ambientes.
E no projeto a seguir, olha como a cor da parede destacou os quadros. Vale a pena investir numa corzinha… Ficou um charme! (Projeto: Fernanda Abs e Fred Benedetti).
E não podia faltar o tradicional quadro!!
Ideias não faltam! O importante é preencher essa parede e deixa-la cheia de vida!
Glória Meira
22 de maio de 2018 at 11:29posso fazer um painel 3d atras do sofá ?