Essa semana a Casa Cor SP abriu as portas e eu estive por lá conferindo e registrando para vocês todas as novidades e os ambientes lindos que são marca registrada da Mostra.
Celebrando sua 30ª edição, os ambientes tem em comum a demonstração de um forma integrada e interativa de decorar a casa, surpreendendo o visitante com belos projetos e soluções inovadoras. O evento acontece até 10 de julho no Jockey Club de São Paulo e esse ano está menor que 2015, com ”apenas” 70 ambientes… Mas cá entre nós, confesso que curti essa mudança no formato… Dá para percorrer todos os espaços com calma, observar todos os detalhes e “namorar” cada cantinho sem pressa ou preocupação com o relógio!
Mas preparem-se: isso nos gerou muitos e muitos clicks, o que me fez dividir a matéria em três partes (área interna terreo, área externa e área interna pavimento superior)!! Começamos com meus ambientes preferidos do piso térreo. Confira as fotos, acompanhe nosso tour (e depois me conta se gostou!).
PRAÇA ELIANE – ALEX HANAZAKI
Já na entrada da Mostra o paisagista Alex Hanazaki criou uma espécie de túnel – de um lado, um imenso jardim vertical com diferentes espécies de plantas e, do outro, um pergolado e brises feitos em porcelanato com diferentes tons.
Logo chegamos numa praça com mais de 450m2 com um jardim flutuante lindo e um grande espelho d’água revestido de seixos negros e porcelanatos em seu interior. É um jardim que passa tranquilidade e acalma quem passa por ali…
HALL BIBLIOTECA – ROBERTO CIMINO E NELSON AMORIM
Não posso deixar de comentar o lustre lindo que nos recebia nesse ambiente. Desenhado pelos próprios arquitetos exclusivamente para a Mostra, a peça em metal tem folhas de costela de adão numa leveza de impressionar, rebatendo a iluminação para cima.
O espaço é marcado pela elegância e sensação de aconchego, com sala de leitura e office. A dupla nos conta que o espaço foi inspirado na Semana de Arte Moderna de 1922, reunindo o melhor da literatura brasileira da época em livros antigos dispostos em estantes ebanizadas que emolduram os pilares seculares pré-existentes da construção original do Jockey Club. Um luxo!
SALA DO APARTAMENTO – OSVALDO TENÓRIO
O décor desse espaço reflete um comportamento ousado e contemporâneo, atraente e reflexivo. As paredes e pisos são originais do Jockey Club acredita?! O arquiteto manteve a estrutura descascada e o aspecto envelhecido criando um cenário ousado para receber o mobiliário e as obras de arte que fazem parte do décor.
ESTÚDIO DO CASAL – CLARISSA READE
Gostei muito do tom de azul escolhido para a parede, que se repetiu na estrutura da estante. Trouxe aconchego para o espaço, criado especialmente com a proposta de ser um refúgio do casal apaixonado por arte e literatura. Quem já acompanha o Casa Casada há algum tempo sabe que sou louca por arrumação de estantes e, claro, fiquei um tempinho aí observando todos os detalhes dessa… rs
LIVING E JARDIM DE INVERNO – DADO CASTELLO BRANCO
A paleta de cores escolhida pelo arquiteto remete ao conforto e ao bem estar. Entre tons de branco, cinza e bege, o ambiente passa uma atmosfera tranquila, valorizada pela presença da luz natural. Adorei esse espaço, principalmente a mistura entre o mobiliário moderno e contemporâneo!
TRIBUTO AOS 30 – ROBERTO MIGOTTO
A Casa Cor celebra 30 anos e o arquiteto comemora seus 30 anos de carreira. Nada mais justo que um ”tributo aos 30” com décor que remete, claro, aos anos 1930. Mais precisamente, época do designer francês Jean-Michel Frank e do artista Salvador Dalí, autor de algumas peças em destaque no espaço. Tons de nude, especialmente nas paredes revestidas de pergaminho, fizeram desse ambiente um dos queridinhos da Mostra. Eu amei!
ADEGA – TRIART ARQUITETURA (André Dutra, Marcela Pentrado e Kika Matto)
O escritório TRIart Arquitetura idealizou um ambiente com iluminação reduzida, tons sóbrios, móveis italianos e peças de antiquário. A mistura de elementos clássicos e contemporâneos garantem um visual cool e, ao mesmo tempo, maduro e sofisticado. Curti a pegada sustentável dos profissionais que, de forma ousada e criativa, propuseram uma inusitada adega com blocos de concreto encaixados.
BANHEIRO FEMININO – STUDIO 011 (Barbara Gomes e Guiliana Savioli)
Linhas art déco, com destaque para o mosaico criado com aparas de mármore numa paginação que se extende pela parede (um excelente recurso para alongar um espaço pequeno). Esse banheiro está lindo e com uma excelente iluminação que valorizava cada detalhe…
LOUNGE DO BARISTA – OLEGÁRIO DE SÁ E GILBERTO CIONI
Esse ambiente além de super estiloso e cheio de personalidade tinha um cheiro maravilhoso! Sou suspeita porque amo café e uma máquina da De’Longhi já dava de longe um gostinho, ops, um cheirinho, do que seria ali… Um espaço em homenagem à famosa bebida criado pelos profissionais para ser um lugar de degustação do nosso tradicional cafezinho. Tem atmosfera intimista que poderia ser o cenário de reuniões formais ou informais. Adorei a sobreposição da cores sobre as diferentes nuances de cinzas.
COZINHA DO FUTURO – GUILHERME TORRES
Esse espaço é um daqueles que você entra e assim que começa a ser apresentado aos detalhes já pensa logo em um “uauu”. A mesa em inox é uma grande placa indutora que mantém o alimento na temperatura desejada e dispensa o uso do fogão. A bancada Corian funciona como armário e oculta pia e máquina de lavar. Não bastasse, a geladeira tem tecnologia avançada onde os alimentos são refrigerados em caixas indivuduais com QR Code que proporcina todo tipo de informação sobre os mesmos, até receitas.
EXPERIÊNCIA ORNARE – JOÃO ARMENTANO
30 anos de Casa Cor, 30 anos de participação da Ornare na Mostra. Com um espaço super amplo assinado por João Armentano, entre sala, cozinha e quarto, a Ornare lançou coleção que explora o tema de viver em um apartamento fluído. Virou espaço desejo de muita gente por lá!
Gostaram? Ainda temos muitos clicks… Aguardem que amanhã tem mais!
Beijos!!
Pamela
11 de dezembro de 2017 at 15:55Adorei as dicas, parabéns pela matéria.
Eduarda Santos
16 de dezembro de 2017 at 19:23Obrigada! :)