A sala de jantar é um espaço da casa que merece uma decoração caprichada, afinal, é o espaço onde a família se reúne e os amigos se encontram. Além disso, é ao redor da mesa que rolam os melhores papos, concordam?
Pensando nisso, espelhos e sala de jantar tem tudo a ver! Independente da cor ou estilo da sua sala, os espelhos valorizam a decoração e deixam o ambiente mais sofisticado. De quebra, são excelentes recursos para criar a sensação de amplitude – ideal para espaços pequenos.
Outra vantagem do uso do espelho é maximizar a iluminação, já que refletem a luz do ambiente ou criam pontos específicos de luz (no caso das peças pequenas), deixando a sala mais clara e bem iluminada.
É fundamental planejar a localização do espelho na sala de jantar. Quando sua mesa for rente à parede, não tenha medo de lançar mão de um “espelhão”. Dessa forma você permite que as pessoas que estejam sentadas interajam com o restante do ambiente, evitando que tenham como “vista” uma sem graça parede!
Evite – cadeiras encostando diretamente no espelho – com o atrito, há risco de trincá-lo. Nesse caso, a solução pode ser criar um sofazinho com encosto, como nos projetos a seguir.
Dica – antes de instalar seu espelho observe bem o que será refletido! Não se esqueça que tudo o que está ao redor será visto em dobro… Portanto, vale investir em objetos de design, obras de arte, um lustre bacana… E não custa lembrar – se você tiver o privilégio de uma bela vista, refleti-la será como trazer a vista para dentro de casa! Mas se a vista não é lá tão agradável, prefira reposicionar o espelho (ninguém quer jantar olhando aquele paredão do prédio vizinho…)!
O espelho pode ser usado em toda a parede, como um revestimento, ou em peças menores, com molduras. Enquanto o espelho inteiro é mais neutro e se adapta a qualquer decoração, os espelhos emoldurados funcionam como quadros, onde quem ditará o estilo da peça é o tipo de moldura escolhida.
Importante – na hora de planejar o tamanho do espelho é fundamental considerar o limite das chapas (normalmente 2,20 x 3,21m) e as dimensões dos acessos da casa (elevador e escada). Um profissional deve analisar e definir o tamanho específico a ser cortado na vidraçaria, para alcançar as dimensões finais desejadas. Entre as peças, pode ser criado um efeito bisotado, como um detalhe no espelho (aquele efeito chanfrado na angulação das bordas que podem ter um ou dois centímetros para dar leveza).
O mesmo bisote também pode ser usado como detalhe de moldura ao espelho, como um acabamento da peça.
Curiosidade – você sabia que, segunda as técnicas de feng shui, a milenar técnica chinesa de harmonização de espaços, a sala de jantar é um dos melhores lugares da casa para um grande espelho. Acredita-se que a duplicação do alimento à mesa através do reflexo no espelho significa fartura e abundância para toda a casa!
Gostaram? Consulte seu arquiteto para o melhor local e modelo do ideal do espelho para sua casa.
Beijos!!