O que são cidades-esponja e como elas funcionam?
A cidade-esponja é aquela que conta com uma estrutura verde apropriada para absorver, armazenar e até purificar águas pluviais.
Esse tipo de cidade tem áreas de infra-estrutura verde planejada para reter a água da chuva por meio de métodos de impermeabilização, retenção e escoamento.
Um das vantagens das cidades-esponjas são os espaços verdes, que proporcionam contato com a natureza, ajudam a regular a temperatura, manter a qualidade do ar e deixam a cidade mais agradável.
Conheça os princípais métodos utilizados para absorver a água da chuva:
Parques alagáveis
Parques desenhados para terem uma parte alagada pela chuva. Situados estrategicamente em uma depressão ou na beira de um rio, amenizam o acúmulo de água pluvial pela cidade.
Telhados verdes
É a vegetação no topo dos edifícios, que retem uma retem uma boa quantidade de chuva e diminuem o fluxo d′água que iria para rios e bueiros.
Calçamentos permeáveis
São calçamentos porosos que possibilitam que a água penetre na superfície sem encanamento (solucionam o problema da grande quantidade de água pluvial retida no concreto ou asfalto das cidades).
Praças-piscina
São áreas que atuam como reservatórios quando chove. Elas a água retida é distribuída no subsolo através de encanamentos, evitando que seja canalizada para o esgoto.