A harmonização entre o revestimento da parede, a cabeceira e o criado-mudo é essencial para transformar um ambiente de descanso em um quarto aconchegante e cheio de personalidade. Mas, com tantas possibilidades de materiais, nem sempre é fácil harmonizar esses três itens a fim de conquistar uma decoração harmônica e com muito estilo.
Para te ajudar na busca do trio ideal, a arquiteta Ana Yoshida, do escritório Ana Yoshida Arquitetura e Interiores, apresenta algumas possibilidades interessantes de combinações de cores, texturas e estilos para quem busca criar um quarto com uma decoração leve e especial.
- Madeira
Na arquitetura e decoração, a madeira é conhecida por aquecer os ambientes e oferecer muito aconchego e sofisticação. Além disso, é um material versátil, perfeito para fazer combinações e alcançar diferentes estilos e propostas para o quarto.
Para quem deseja criar um ambiente estiloso e aconchegante, Ana indica apostar na madeira para compor o trio perfeito. “É um material que vai muito bem para compor a cabeceira e o criado-mudo. Além disso, ele combina muito com tonalidades como branco e cinza”, conta a arquiteta.
Em um de seus projetos, a madeira freijó segue por toda a parede para compor a cabeceira, levando charme e sofisticação ao espaço. No criado-mudo, a arquiteta propôs uma mistura clássica, priorizando um modelo no tom de branco, feito em marcenaria (Ed Lucas).
Já nas paredes, o papel (Golden Blue) contempla desenhos floridos e traz um tom perfeito para o descanso. “Essa mistura equilibrada entre as cores básicas e a madeira resultou em um quarto bonito e relaxante. Missão cumprida”, revela Ana.
Já neste outro ambiente, a madeira é a grande protagonista do quarto. Em marcenaria, ela engloba a cabeceira, o criado-mudo e uma estante para livros e objetos decorativos. Nos demais, os tons básicos aparecem nas paredes e roupa de cama. “A cabeceira serve de apoio para a estante o criado-mudo, fazendo com que tudo seja um elemento único muito harmônico”, conta.
2. Parede é o destaque!
Outra proposta de harmonização do quarto é investir em uma parede em evidência. “Para destacá-la, vale apostar em uma pintura diferente, em um papel de parede ousado ou até mesmo em um quadro bacana”, indica Ana.
Neste ambiente, o desenho do papel de parede compõe muito bem com a cabeceira e criado-mudo. A fotografia, que aspira muita tranquilidade, também caiu super bem no projeto e em toda a composição.
3. Rústico
Sempre em alta, o estilo rústico é sucesso na decoração e compõe muito bem no quarto, já que oferece um visual intimista e charmoso. Para o revestimento da parede, “os tijolos aparentes são um ótimo recurso para quem deseja criar um refúgio dentro de casa”, explica Ana Yoshida.
Marcado pelos tijolinhos na parede, este quarto apresenta uma mistura rústica e chique. “Os tijolos de demolição foram cortados pela metade, um a um, ficando com uma espessura menor e, assim, revestimos a parede principal”, diz Ana. Os demais elementos, como a cabeceira e criado-mudo, também contribuem para o clima intimista, todos em um tom neutro, mas seguindo um modelo contemporâneo.
Fotos: Evelyn Muller
Gostou? Leia mais conteúdo informativo aqui.
Eduarda Cristina Lopes
7 de julho de 2019 at 14:44Achei todas as combinações bem legais, e as combinações bem bonitas a 1°mesmo uma das mais bonitas , madeira com cinza lindo amei muito . A ultima achei bem rustico e muito a conchegante, gostei da composição azul com os tijolhinhos , muito bonitos todas as imagens. Beijos obrigado pelas dicas ❤
Esther Barbosa
15 de agosto de 2019 at 07:38Lindo, amo decoração com papel de parede!