"Portal", projeto que usa tecnologia para gerar conexão 

Arquitetura | Conheça o

A cidade de Vilnius, capital da Lituânia, encontrou uma solução para aproximar seus moradores às pessoas da cidade vizinha (Lublin, na Polônia), então separadas pelas medidas de isolamento social: um PORTAL

Parece até coisa de filme de ficção, mas o projeto foi elaborado há 5 anos e traz imagens em tempo real das duas cidades através de uma tela gigante.

 O formato da tela é um grande círculo, como um espelho de rosto gigante.

 Do lado polonês, ele foi construído em uma praça central; do outro, se localiza perto da estação de trem mais importante da capital lituana.

Segundo os idealizadores, o projeto foi feito para estimular pessoas de diferentes comunidades a repensar o significado de união.

Benediktas Gylys, criador do Portal

“”

"A humanidade enfrenta muitos desafios mortais: polarização social, mudanças climáticas ou problemas econômicos. Mas se olharmos de perto, não é pela falta de cientistas, ativistas, líderes, conhecimentos ou tecnologias brilhantes que provocam essas questões. É tribalismo, falta de empatia e uma percepção limitada do mundo, que é restrita a nossas fronteiras nacionais".

Engenheiros planejam expandir o portal para outras cidades da Europa e, depois, para mais continentes -- estabelecendo conexões entre comunidades ao redor do mundo.

O projeto dá esperança de que, no futuro, seja possível ter pontes digitais e em tempo real entre as cidades, deixando os povos se"conhecerem" melhor e, quem sabe, diminuindo as intolerâncias culturias.